Estavam presentes, principalmente, profissionais da área de Letras, mas o contexto do hipertexto no mundo acadêmico é tão diverso que outras profisisonais de outras áreas do conhecimento estavam presentes: Comunicação, Psicologia, Pedagogia, Informática, Geografia, Antopólogos, Engenheiros..... Enfim, é pouco provável que não haja uma área que não trabalhe nem perceba o hipertexto como uma ferramenta (ou outro nome que ele pode ser cognominado, pois aí vai depender da área de uso) efetiva no processo de educação.
Sou da área de Letras, e sempre me interessei por tecnologias e em especial por EAD, e durante minha primeira especialização (Língua Portuguesa e Lit. Brasileira) fiquei imaginando de que forma poderia comungar minhas duas áreas de atuação (Letras e EAD). E surgiu diante de mim o hipertexto...a partir de uma pesquisa que fiz sobre texto e textualidade. A primeira vez que tive contato com esse tema foi na leitura de um texto de um livroda disciplina de Met. da Pesquisa, chamado: BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto, 1995. CAP. II – Novas práticas pedagógicas no Ensino Superior.
A partir daí e com a expansão do uso das TICs na Educação, surgiram diversas ferramentas tecnológicas que tem como base de sua consecução o hipertexto....as páginas da NET, os blogs, os chats, os jornais virtuais e outros tantos possíveis via internet.
Agora entenderam porque comecei a falar de Hipertexto?! rsrs....

Mais tarde termino meu diário...mas para isso preciso fazer uso de um recurso mental, chamado na Lingüística Textual de "tempo psicológico", para ir do I Encontro Nacional de Hipertexto para chegar ao nosso blog que tem como função discutir e avaliar o blog como recurso didático, e de que forma podemos utilizá-lo sobretudo como recurso avaliativo...tem mais! Nós próximo capítulos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário