domingo, 4 de novembro de 2007

O avanço das tecnologias...

Falar de blog e ou de outros recursos "modernos" que usamos (devemos usar) na escola com o fito de tentar mudar a nossa prática, não prescinde de falar de tecnologia...isso, ela mesma, pois a Telemática é que possibilita isso.
Achei um vídeo muito interessante, que nos dá, ou ao menos tenta, uma dimensão do que esses recursos são capazes. Vale a pena assistir.


As TICs e seus recursos....com ou sem dimensão!?

...Ou talvez uma dimensão excomunal que hoje não temos como "medir""?!
Conversando com Gilson e Silvana, por meio de comentários postados aqui, a avaliação com o uso de blogs é possível...os recursos tecnológicos, os mais modernos, os digitalizados, proporcionam também formas diferentes de se avaliar. Os atrativos disponibilizados e possibilitados por esses recursos, ajudam bastante, quando bem orientados....sempre!
Mas, com esses recursos, muito mal utilizados, como avaliar esse alunos, não é Gilson? É complicado e laborioso, mas creio que se conseguirmos "abduzí-los" com esses recursos de uma forma que os alunos (e nós) possam ressignificar o uso que fazem deles, já estamos avançando bem.
Ziraldo costuma dizer que uma das melhores formas de fazer com que o aluno aprenda e passe a gostar de ler, é quando ele se lê, ou seja, o aluno precisa se ver no que ele está realizando, para daí então ressignificar o seu dia-a-dia e se ressignificar, certamente o uso que ele fará dos recursos que ele tem serão sobremaneira úteis. E aí vem a questão da personalização...
Silvana, somos alunos e portanto estamos na mesma esfera. Entendemos e ressignificamos nossa prática a partir do momento em que nos vemos e vemos o outro. Você mesma já confirmou isso. Os nossos vídeos e nossos blogs somos nós...e no que isso resulta?
Em nos ressignificarmos e com isso mudar nossa prática...e mais adiante ajudar nossos alunos e a escola a mudar também... Não é mesmo!?
Bjs