sábado, 3 de novembro de 2007

É possível avaliar e ser avaliado por meio de um Blog?

"Passeando" pelo blog de meu amigo Gilson, gostaria de discutir a enquete que ele realizou "lá", quando tenta saber a opinião de outrem a respeito do uso do blog como ferramenta educacional. E retomo a questão: É possível avaliar e ser avaliado por meio de um Blog?
Creio que se um é possível, o outro também o é! rsrs
O sucesso dos blogs está provavelmente associado ao fato destes constituírem espaços de publicação na web, facilmente utilizáveis por internautas sem conhecimentos de construção de websites, e freqüentemente sem custos para os seus criadores, existindo sites que disponibilizam sistemas de criação, gestão e alojamento gratuito de weblogs.
A criação e dinamização de um blog, com intuitos educacionais, pode, e deve, ser um pretexto para o desenvolvimento de múltiplas competências.
Creio, também, que o desenvolvimento de competências associadas à pesquisa e seleção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da web são algumas das mais valiosas formas de uso desse recurso, e assim pode suportar diversas estratégias de ensino e aprendizagem.
Para isso, claro, é necessária uma proposta pedagógica que norteie as atividades a serem desenvolvidas, mas sem perder de vista a criatividade e a personalidade que é dada a cada blog: nisso consiste sua característica maior de avaliação.
E sendo assim, não dá para avaliar e ser avaliado através desse recurso?! Que tal?

Personalizando....

Bem, personalizando meu blog (tá certo querido tutor? acertei?), quero mostrar aqui um blog de uma estudiosa sobre o assunto, e que tive a oportunidade de conhecer no Encontro, e outras pessoas que "fazem" o estudo de hipertexto no Brasil a fora...alguns deles já citados em meus textos...rsrs. Que legal né?!
Eis o blog da Adriana: http://www.adrianazardini.blogspot.com/
Vale a pena ver a apresentação dela no Encontro...e outras coisas que ela já estudou. Poderemos então perceber o quão é factível o uso de blogs no contexto educacional.

Hipertexto...o pai do Blog?

Continuando com nosso "tempo psicológico"!
Com a idéia já em estruturação, na especialização citada anteriormente, montei logo um projeto de monografia para falar sobre o tal Hipertexto! rsrs Era tanta a minha animação com ele, porque era tudo (Letras e EAD), que era só falar nessa palavra que todos se voltavam para mim...até mesmo o professor da disciplina Metodologia do Ensino Superior.

Daí, começei a fazer nnnnnnnnnssss pesquisas sobre o tema, busquei na biblioteca (presencial) da Universidade e achei um livro que falava diretamente disso (SALGADO, Ana Carolina et al. Sistemas hipermídia: hipertexto e banco de dados) me dando bases bem teóricas de que eu precisava no início.

Mas, um texto encontrado na NET, serviu como norte para tudo isso: http://www.facom.ufba.br/hipertexto/historia.html Explorei esse site com um sabor sem tamanho: o encanto só aumentou...Para chegar até Lévy, Pretto, Ted Nelson, Landow...e outros...foi só um pulo, ou melhor, foi só usar o recurso do HIPERTEXTO! rsrs

Quando surgiu o I Encontro Nacional de Hipertexto nem pensei duas vezes (é para lá que vou - Recife), até porque já tinha defendido uma monografia na especialização sobre esse tema, e já estava também bem "atualizada" sobre o assunto... E a partir daí pude ter a percepção de como os educadores estão usando os diversos recursos que as TICS possibilitam, e direcionando-os para a prática educativa: tive meus primeiros contatos e conhecimentos de estudos sobre BLOGS, ORKUT, INTERNETÊS, CHATS, FÓRUNS, AVAS, NOVOS GÊNEROS TEXTUAIS NA NET...e tantos outros...que não dariam para exemplificar todos...

É isso mesmo, meus amigos leitores, quaisquer desses recursos que utilizamos têm como base de utilização o HIPERTEXTO (Sinceramente, modéstia à parte .... é a minha cara né!?) hehehe...

E pronto! Não parei mais...Participei em 2006 do Simpósio de Hipertexto em Recife, com o mesmo grupo que promoveu o I Encontro de Hipertexto, e começamos então a inserir a EAD e suas práticas nesse discurso "hipertextual". Já nessa época, muitas discussões estavam em andamento com graduações, especializações, mestrados, doutorados, sobre o uso dos recursos já citados acima.

O II Encontro foi mais gratificante para mim, pelo fato de perceber que o casamento do Hipertexto com a EAD é perfeito, e eu consegui essa "façanha" com minhas práticas..

Tendo como tema do meu blog, a avaliação por meio de blogs, pude, neste Encontro, perceber bem melhor os estudos que estão sendo desenvolvidos sobre eles...E alguns quero disponibilizar a seguir, para termos uma compreensão das práticas já vinculadas em salas de aula e no meio acadêmico!

Acabou!? Que nada, tem mais...

O Hipertexto com ferramenta prática das TICs

Recentemente, precisamente nos dias 25, 26 e 27 de outubro, participei do II Encontro Nacional de Hipertexto. Momento de reunião de muitos atores que atuam diretamente com as Tecnologias da Educação, tanto impressas, analógicas quanto digitais. Evento que teve uma diversidade muito grande de produções que versam sobre o uso das TICs em diversas áreas do conhecimento.

Estavam presentes, principalmente, profissionais da área de Letras, mas o contexto do hipertexto no mundo acadêmico é tão diverso que outras profisisonais de outras áreas do conhecimento estavam presentes: Comunicação, Psicologia, Pedagogia, Informática, Geografia, Antopólogos, Engenheiros..... Enfim, é pouco provável que não haja uma área que não trabalhe nem perceba o hipertexto como uma ferramenta (ou outro nome que ele pode ser cognominado, pois aí vai depender da área de uso) efetiva no processo de educação.

Sou da área de Letras, e sempre me interessei por tecnologias e em especial por EAD, e durante minha primeira especialização (Língua Portuguesa e Lit. Brasileira) fiquei imaginando de que forma poderia comungar minhas duas áreas de atuação (Letras e EAD). E surgiu diante de mim o hipertexto...a partir de uma pesquisa que fiz sobre texto e textualidade. A primeira vez que tive contato com esse tema foi na leitura de um texto de um livroda disciplina de Met. da Pesquisa, chamado: BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto, 1995. CAP. II – Novas práticas pedagógicas no Ensino Superior.

A partir daí e com a expansão do uso das TICs na Educação, surgiram diversas ferramentas tecnológicas que tem como base de sua consecução o hipertexto....as páginas da NET, os blogs, os chats, os jornais virtuais e outros tantos possíveis via internet.

Agora entenderam porque comecei a falar de Hipertexto?! rsrs....

Mais tarde termino meu diário...mas para isso preciso fazer uso de um recurso mental, chamado na Lingüística Textual de "tempo psicológico", para ir do I Encontro Nacional de Hipertexto para chegar ao nosso blog que tem como função discutir e avaliar o blog como recurso didático, e de que forma podemos utilizá-lo sobretudo como recurso avaliativo...tem mais! Nós próximo capítulos...