sábado, 3 de novembro de 2007

Hipertexto...o pai do Blog?

Continuando com nosso "tempo psicológico"!
Com a idéia já em estruturação, na especialização citada anteriormente, montei logo um projeto de monografia para falar sobre o tal Hipertexto! rsrs Era tanta a minha animação com ele, porque era tudo (Letras e EAD), que era só falar nessa palavra que todos se voltavam para mim...até mesmo o professor da disciplina Metodologia do Ensino Superior.

Daí, começei a fazer nnnnnnnnnssss pesquisas sobre o tema, busquei na biblioteca (presencial) da Universidade e achei um livro que falava diretamente disso (SALGADO, Ana Carolina et al. Sistemas hipermídia: hipertexto e banco de dados) me dando bases bem teóricas de que eu precisava no início.

Mas, um texto encontrado na NET, serviu como norte para tudo isso: http://www.facom.ufba.br/hipertexto/historia.html Explorei esse site com um sabor sem tamanho: o encanto só aumentou...Para chegar até Lévy, Pretto, Ted Nelson, Landow...e outros...foi só um pulo, ou melhor, foi só usar o recurso do HIPERTEXTO! rsrs

Quando surgiu o I Encontro Nacional de Hipertexto nem pensei duas vezes (é para lá que vou - Recife), até porque já tinha defendido uma monografia na especialização sobre esse tema, e já estava também bem "atualizada" sobre o assunto... E a partir daí pude ter a percepção de como os educadores estão usando os diversos recursos que as TICS possibilitam, e direcionando-os para a prática educativa: tive meus primeiros contatos e conhecimentos de estudos sobre BLOGS, ORKUT, INTERNETÊS, CHATS, FÓRUNS, AVAS, NOVOS GÊNEROS TEXTUAIS NA NET...e tantos outros...que não dariam para exemplificar todos...

É isso mesmo, meus amigos leitores, quaisquer desses recursos que utilizamos têm como base de utilização o HIPERTEXTO (Sinceramente, modéstia à parte .... é a minha cara né!?) hehehe...

E pronto! Não parei mais...Participei em 2006 do Simpósio de Hipertexto em Recife, com o mesmo grupo que promoveu o I Encontro de Hipertexto, e começamos então a inserir a EAD e suas práticas nesse discurso "hipertextual". Já nessa época, muitas discussões estavam em andamento com graduações, especializações, mestrados, doutorados, sobre o uso dos recursos já citados acima.

O II Encontro foi mais gratificante para mim, pelo fato de perceber que o casamento do Hipertexto com a EAD é perfeito, e eu consegui essa "façanha" com minhas práticas..

Tendo como tema do meu blog, a avaliação por meio de blogs, pude, neste Encontro, perceber bem melhor os estudos que estão sendo desenvolvidos sobre eles...E alguns quero disponibilizar a seguir, para termos uma compreensão das práticas já vinculadas em salas de aula e no meio acadêmico!

Acabou!? Que nada, tem mais...

Nenhum comentário: