sábado, 3 de novembro de 2007

É possível avaliar e ser avaliado por meio de um Blog?

"Passeando" pelo blog de meu amigo Gilson, gostaria de discutir a enquete que ele realizou "lá", quando tenta saber a opinião de outrem a respeito do uso do blog como ferramenta educacional. E retomo a questão: É possível avaliar e ser avaliado por meio de um Blog?
Creio que se um é possível, o outro também o é! rsrs
O sucesso dos blogs está provavelmente associado ao fato destes constituírem espaços de publicação na web, facilmente utilizáveis por internautas sem conhecimentos de construção de websites, e freqüentemente sem custos para os seus criadores, existindo sites que disponibilizam sistemas de criação, gestão e alojamento gratuito de weblogs.
A criação e dinamização de um blog, com intuitos educacionais, pode, e deve, ser um pretexto para o desenvolvimento de múltiplas competências.
Creio, também, que o desenvolvimento de competências associadas à pesquisa e seleção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da web são algumas das mais valiosas formas de uso desse recurso, e assim pode suportar diversas estratégias de ensino e aprendizagem.
Para isso, claro, é necessária uma proposta pedagógica que norteie as atividades a serem desenvolvidas, mas sem perder de vista a criatividade e a personalidade que é dada a cada blog: nisso consiste sua característica maior de avaliação.
E sendo assim, não dá para avaliar e ser avaliado através desse recurso?! Que tal?

Um comentário:

Gilson Castadelli disse...

Oi Franci

Compartilho da mesma opinião da Silvana e digo mais:

Estamos sendo constantemente avaliados em tudo que fazemos: Se damos um Bom Dia Bem humorado ou Mal humorado, se cumprimentamos as pessoas, respondemos e-mails, estamos dentro da velocidade permitida! Olha é um verdadeiro Big-Brother mesmo.

Mas o que me chama a atenção é que as empresas já perceberam isso em seu cotidiano e exploram, blogs e comunidades no Orkut, por exemplo para identificar nichos de mercado!

Opa, então temos um verdadeiro foco de informações disponíveis em blogs e outros locais virtuais, basta saber capturar seus significados ou melhor dizendo: Basta Ressignificar!!!

A avaliação atualmente está intimamente ligada com a capacidade ressignificação dos conteúdos expostos e abordados.

Concorda que é difícil avaliar um blog onde a meninada de hoje só avaliar assim: "E aí cabeção, blog maneiro..." ou "Tá da hora, véio, tá ligado"

Bom e assim vai...

Acho que cabe a nós ques estamos desbravando esse novo território, compreendermos esse novos dialetos e utilizarmos os mesmos na interpretação da avaliação.

Um abraço e parabéns pelo trabalho

Gilson Castadelli
Ourinhos - SP