sábado, 3 de novembro de 2007

O Hipertexto com ferramenta prática das TICs

Recentemente, precisamente nos dias 25, 26 e 27 de outubro, participei do II Encontro Nacional de Hipertexto. Momento de reunião de muitos atores que atuam diretamente com as Tecnologias da Educação, tanto impressas, analógicas quanto digitais. Evento que teve uma diversidade muito grande de produções que versam sobre o uso das TICs em diversas áreas do conhecimento.

Estavam presentes, principalmente, profissionais da área de Letras, mas o contexto do hipertexto no mundo acadêmico é tão diverso que outras profisisonais de outras áreas do conhecimento estavam presentes: Comunicação, Psicologia, Pedagogia, Informática, Geografia, Antopólogos, Engenheiros..... Enfim, é pouco provável que não haja uma área que não trabalhe nem perceba o hipertexto como uma ferramenta (ou outro nome que ele pode ser cognominado, pois aí vai depender da área de uso) efetiva no processo de educação.

Sou da área de Letras, e sempre me interessei por tecnologias e em especial por EAD, e durante minha primeira especialização (Língua Portuguesa e Lit. Brasileira) fiquei imaginando de que forma poderia comungar minhas duas áreas de atuação (Letras e EAD). E surgiu diante de mim o hipertexto...a partir de uma pesquisa que fiz sobre texto e textualidade. A primeira vez que tive contato com esse tema foi na leitura de um texto de um livroda disciplina de Met. da Pesquisa, chamado: BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto, 1995. CAP. II – Novas práticas pedagógicas no Ensino Superior.

A partir daí e com a expansão do uso das TICs na Educação, surgiram diversas ferramentas tecnológicas que tem como base de sua consecução o hipertexto....as páginas da NET, os blogs, os chats, os jornais virtuais e outros tantos possíveis via internet.

Agora entenderam porque comecei a falar de Hipertexto?! rsrs....

Mais tarde termino meu diário...mas para isso preciso fazer uso de um recurso mental, chamado na Lingüística Textual de "tempo psicológico", para ir do I Encontro Nacional de Hipertexto para chegar ao nosso blog que tem como função discutir e avaliar o blog como recurso didático, e de que forma podemos utilizá-lo sobretudo como recurso avaliativo...tem mais! Nós próximo capítulos...

Nenhum comentário: